O trilho de mesa em crochê, também conhecido como caminho de mesa de crochê, decoram de uma maneira única e especial. Afinal, essas peças oferecem muito charme e enriquecem o ambiente com delicadeza.
Dos modelos simples aos mais elaborados, é possível aproveitar esse artesanato para deixar a mesa graciosa e pronta para determinadas ocasiões ou para o dia a dia.
O importante é fazer um trilho de crochê que possa trazer essa energia de aconchego e modernidade, unindo o útil ao agradável.
Com ele, tudo fica mais confortável e cômodo, enquanto que o estilo moderno dá os detalhes necessários para uma decoração atraente e dentro das melhores tendências.
Por isso, se você quer deixar um pouco a toalha em crochê de lado e apostar nos trilhos, aproveite as receitas e contemple os tipos de trilhos de mesa que mais se enquadram nas suas preferências.
Há muitas opções com squares, bicos de crochê maravilhosos, flores e folhas, retangular, em espiral e muito mais. Confira!
Trilho de mesa em crochê com receita
Hoje em dia ficou muito mais fácil aprender o crochê e, não por acaso, esta técnica está sendo uma das mais procuradas no ramo do artesanato para vendas de peças e cursos.
Porém, o que facilita ainda mais a popularidade do crochê é a internet, propagando receitas de peças diversas em sites especializados ou por quem pratica o crochê. Sendo assim, fazer o trilho de mesa em crochê ficou moleza!
Existem milhares de vídeos, gráficos e receitas escritas em vários sites com níveis de dificuldade diferentes.
Através de uma boa pesquisa o modelo dos seus sonhos poderá ser encontrado juntamente com o tutorial completo para te ajudar no passo a passo.
Confira, agora mesmo, uma receita disponibilizada pela EuroRoma, uma marca de materiais para crochê, que mostra todos os pontos necessários para construir uma peça.
Veja o gráfico e o passo a passo a seguir.
Para começar o trabalho, inicie pelo centro da tira e faça quatro correntes, fazendo um ponto alto na quarta correntinha (contando da agulha).
1ª carreira
Repita a sequência 29 vezes de 8 correntinhas + 1 ponto alto na quarta corrente a contar da agulha.
Ficarão, desse modo, 30 espaços para formar os desenhos das flores em crochê.
2ª carreira
No espaço faça um ponto baixo + 3 correntinhas + 3 pontos altos duplo + 5 correntinhas + 3 pontos altos duplos.
No espaço seguinte faça 3 pontos altos duplos + 5 correntinhas + 3 pontos altos duplos, e depois repita essa sequência até completar a tira.
A cada tira faça 7 correntinhas e repita a sequência anterior no outro lado das correntes de base, nos mesmos espaços, até completar a tira.
No final da carreira faça 7 correntinhas + 1 ponto baixíssimo na terceira corrente inicial.
3ª carreira
Na alça (correntinha) seguinte trabalhe 4 pontos baixos + 3 correntinhas + 4 pontos baixos para fazer uma pétala. Depois faça um ponto baixo no intervalo entre duas pétalas.
Repita a sequência da pétala no outro lado e termine com um ponto baixíssimo em cada uma das 7 correntinhas. Em seguida, corte e arremate o fio.
Repitas essas três carreiras com linhas de crochê em outra cor e deixe sua peça mais colorida e charmosa, a partir dos tons que quiser.
O modelo sugerido pelo site usou as linhas da Ecotrama nas cores laranja, branco e marrom. Por fim, passe as voltas de acabamento.
Trilho de mesa em crochê passo a passo
Esse trilho de mesa em crochê é um modelo monocromático, simples e ótimo para usar no cotidiano.
Materiais utilizados
- Agulha 2,5mm para o barrado
- Agulha 3mm para o centro
- Linha de crochê da sua preferência
Inicie o trabalho pelo barrado, usando a agulha de 2,5mm, e faça 79 correntinhas.
1ª carreira
Na 5ª corrente da base faça ponto alto e faça isso até o final da carreira = 76 pontos altos. Depois, vire o trabalho e comece a 2ª carreira.
2ª carreira
Faça ponto alto sobre ponto alto = 76 pontos altos (novamente). Finalizado o barrado, trabalhe com a linha 3mm e inicie a terceira carreira.
3ª carreira
7 pontos altos em cada ponto de base (fazendo a lateral do trabalho) + 2 correntinhas + 1 ponto alto (pulando duas correntinhas de base).
Faça isso até completar 21 espaços vazios, completando a carreira com a sequência da lateral, sempre.
Os 7 pontos altos finalizam e iniciam as carreiras para fazer a barra lateral da peça.
Pronto! De agora em diante o trabalho continua sendo feito apenas com pontos altos e espaços vazios intervalados por correntinhas.
Para saber quando deverá fazer os pontos altos juntos e os espaços vazios assista ao vídeo e termine com um acabamento especial feito de pontos altos em um mesmo ponto de base.
O centro terá alguns desenhos de flores verticais em um formato moderno e criativo, enquanto que o acabamento simples criará ondinhas formando um traço sinuoso na borda.
Veja o passo a passo completo da Carmem Crochê:
Trilho de mesa em crochê com flores
No passo a passo anterior, o trilho de mesa em crochê teve um desenho, não muito comum, de flor vertical em ponto alto que ficou bem bonito e interessante.
Existem ainda muitos outros tipos de flores que não alcançaram o seu imaginário nesse momento e, por isso, que é tão importante mostrar as possibilidades desse estilo.
Os modelos florais são delicados, charmosos e criativos. Apesar de saber que isso não é nenhuma novidade, abra o seu olhar para explorar as formas e os detalhes através dos pontos em crochê.
A flor pode ser grande, ponde conter o caule, pode ser em miniatura, ter muitas ou poucas pétalas, e cada escolha vai ser importante para o resultado que desejar.
A melhor opção é experimentar todos esses tipos de trilhos que são encantadores e merecem estar presentes na decoração do lar.
No entanto, eles combinam mais com decorações suaves, leves ou coloridas, a depender do modelo ou das cores utilizadas pode ser bem exuberante e chamar a atenção para valer.
Aposte nas sensações que quiser promover na decoração, tudo pode influenciar para um ambiente mais aconchegante e charmoso.
Não existe uma regra para escolher o melhor modelo de trilhos com flores, até porque as pessoas possuem gostos diferentes e preferem, ou não, determinadas formas.
Se quiser colocar a mão na massa pela primeira vez, então, além de tudo é preciso apostar em modelos de trilhos em crochê com flores que sejam simples e práticos.
Trilho de mesa simples
O trilho de mesa simples é aquele que possui poucos pontos de crochê para serem confeccionados.
Por exemplo, o ponto abacaxi é capaz de fazer uma peça única e cheia de detalhes, mesmo que a peça tenha apenas uma cor e seja feita somente com um mesmo ponto de crochê.
Contudo, nem todo mundo terá a habilidade necessária para fazer este ponto bem feito, por ele ser um ponto mais complexo do que outros. O mesmo pode acontecer com o ponto pipoca, por exemplo.
Dessa forma, o melhor mesmo é usar os pontos básicos do crochê para criar desenhos lindos, porém com mais praticidade.
Os pontos básicos são: o ponto alto, o ponto baixo e o ponto baixíssimo, além das correntinhas – é claro! Com esses pontos é possível fazê-los juntos, separados, duplicados e, sobretudo, ainda existem os meios pontos de cada tipo desse.
Então, é misturando algumas sequências diferentes que surgem os desenhos em crochê no decorrer das carreiras.
Nelas, podem aparecer os pontos básicos, os pontos duplos e os meios pontos, sendo que vários pontos podem estar em um único ponto de base ou em pontos de base diferentes.
“Ponto de base” é o mesmo que dizer “as correntinhas de baixo” que servem de base para a carreira de cima.
Aprendendo a fazer os pontos básicos com cada vez mais técnica e primor, você poderá apostar em outros pontos que também se utilizam desses pontos iniciais.
Alguns pontos mais complexos nada mais são do que pontos básicos que se misturam.
Veja peças que tenham sequências de pontos em crochê que sejam conhecidos por você e fáceis de fazer, a depender do seu grau de habilidade.
Assim, o trabalho fica mais simples e rápido, ainda que toda peça grande, feita em crochê, leve um tempo relevante para ser finalizada. Tenha paciência e evolua aos poucos.
Dedique-se e perceba que fazer trilhos de mesa em crochê ficará cada vez mais fácil.
Trilho de mesa em crochê para iniciantes
Essa é mais uma receita de trilho de mesa em crochê bastante simples, mas o resultado é uma peça muito moderna e aconchegante para arrasar na decoração.
No final, o trabalho terá cerca de 1 metro de comprimento por 35 centímetros de largura.
Materiais utilizados
- Agulha 3.5mm
- Linha de número 6 ou 8 (aproximadamente 250 metros de barbante)
Passo 1
Inicie com cinco correntinhas e volte na primeira para fechar o círculo com um ponto baixíssimo, completando o anel mágico com 16 pontos altos, depois.
Passo 2
Na 2ª carreira suba três correntinhas e faça 8 grupos de três pontos altos separados por duas correntinhas.
O grupo de três pontos altos devem ser feitos, assim: um ponto alto em um ponto de base e dois pontos altos no mesmo ponto de base (o seguinte).
Passo 3
Na 3ª carreira, deve ser feito grupo em cima de grupo de pontos altos, porém com quatro pontos altos em cada grupo.
Os dois últimos pontos altos são feitos em um mesmo ponto de base, resultando nesse aumento.
Passo 4
A 4ª carreira repete a mesma lógica com grupos de cinco pontos altos, continuando o aumento gradativo.
Passo 5
Na 5ª carreira serão seis pontos altos e os intervalos continuam sendo feitos por duas correntinhas.
Passo 6
A sequência de grupos muda a partir da 6ª carreira, usando pontos de leque que são dois grupos de dois pontos altos separados por duas correntinhas (só que no mesmo espaço).
Passo 7
Faça o ponto leque no meio dos grupos de base que possuem seis pontos altos, ou seja, entre o terceiro e o quarto ponto alto. Depois, repita o ponto leque nos espaços entre um grupo de base e o seguinte até finalizar a carreira.
Passo 8
A 7ª, 8ª e 9ª carreira repetem a sequência da sexta carreira, fazendo o ponto leque dentro do centro (espaço) do ponto leque de base.
A diferença entre essas carreiras é a quantidade de correntinhas que ficam entre um leque e outro, pois esse espaço acaba sendo maior, como consequência.
Passo 9
Já a 10ª e 11ª carreira são feitas da mesma forma, com a diferença de que, entre um ponto leque e outro, deve ser feito um ponto baixo na corrente central de base. A partir disso a peça, praticamente, está finalizada.
Essa peça redonda, que serviria também para um sousplat ou centro de mesa, e pode ser duplicada ou triplicada para se tornar um lindo trilho de mesa. Desse jeito, é possível construir peças diferentes, de maneira simples e fácil.
Repita as sequências para fazer peças iguais, a partir do que foi ensinado até aqui, e faça o seu trabalho criativo sem se preocupar.
Visualize o tutorial da Nubia Cruz para aprender a fazer uma peça de trilho de mesa em crochê para iniciantes
76 Modelos de trilhos de mesa feitos de crochê
Aproveite a nossa seleção de imagens de trilhos simples e modernos para se inspirar e decorar a sua mesa de jantar, aparador ou buffet com estilo.
Boa noite. Poderia colocar o nome dos pontos para gente poder fazer… Para podermos
procurar o gráfico… Assim só pela foto, para iniciantes é difícil fazer. Abç
Adorei o motivo 73 será que vc poderia explicar o passo a passo
ola parabens todos oa modelos são sensacionais, porem se voce podesse me compartilhas o grafico ou passo a passo em video do modelo 64 ficarei muito grata.