Fazer vasinhos de garrafa pet para abrigar plantas e flores já se tornou algo muito comum entre os amantes dos jardins verticais, jardins suspensos e afins.
O plástico PET pode ser customizado de inúmeras formas, o que faz com que a tarefa de criar vasinhos também fique muito divertida.
Belos vasinhos de garrafa pet podem ajudar o seu jardim a ficar ainda mais bonito. Por isso, este post irá lhe apresentar alguns modelos e ideias que, sem dúvidas, irão mexer com a sua criatividade. Então, prepare-se para uma boa dose de inspiração.
Garrafa pet vaso de flor
Quando a intenção é gerar belos vasinhos de garrafa PET, existem muitas formas de conseguir abrigar as flores e ainda manter um belo apelo visual.
As garrafas podem ser cortadas ao meio, em partes, ser dispostas em posições verticais, horizontais…
Enfim, os projetos são muito variados e dependerão exclusivamente da sua criatividade. São muitos modelos de arte com garrafa pet.
Para os vasos das flores, o ideal é que a peça de plástico seja cortada de um modo que apenas a parte principal das flores fique em evidência.
A terra pode ficar completamente escondida e o verde pode aparecer um pouco para complementar a decoração. Veja também nossa matéria de garrafa pet decorada flor para enfeite
Vasos de garrafa pet para decoração
Falando em decoração, os vasinhos de garrafa pet podem se tornar elementos decorativos muito interessantes.
Em um jardim vertical, por exemplo, as arrumações parecem até uma estante cheia de esculturas, mas, na verdade, são belas espécies de flores.
Alguns vasos mais complexos podem funcionar como o elemento central em mesas. Nesses casos, a estrutura deve ser bem trabalhada para manter uma flor mais alta “de pé”, sem o risco de tombar para os lados.
Vaso de garrafa pet para pendurar
Outra aplicação interessante para os vasinhos de garrafa pet é colocá-los pendurados em algum ambiente aberto. Essa ideia costuma funcionar muito bem nas varandas e nos muros que rodeiam um belo jardim.
Aliás, alguns tipos de jardins verticais são montados com estruturas de corda que colocam as garrafas penduradas como se fossem prateleiras.
Para esse tipo de projeto, o ideal é colocar as garrafas deitadas e fazer um corte no meio delas, fazendo-as parecerem calhas.
Garrafa pet vaso de planta
Moldar a forma da sua garrafa ao tipo de planta que a usará como vaso é o raciocínio mais correto para alcançar bons resultados. Isto é, se a planta tiver uma altura maior do que o normal, talvez o corte da garrafa tenha que ficar mais próximo ao gargalo.
Além do mais, não se pode esquecer de considerar o peso do espécime somado à areia e à água que ficará acumulada no vaso.
Lembre-se de considerar todas as variáveis a fim de evitar problemas nas plantinhas ou nos locais em que você decidir colocar o vaso.
Vaso de garrafa pet decorado
Por fim, é sempre bom ressaltar que os vasinhos de garrafa pet podem ser customizados de inúmeras formas.
Um exemplo interessante e muito fácil de ser feito é a pintura nas garrafas. Com uma cor interessante, como o dourado, os vasos podem ganhar um aspecto muito elegante. Considere essa opção se quiser usá-los como elementos decorativos.
Algumas pessoas também gostam de desenhar “carinhas” nos vasos. Com um pouco de tinta e muita imaginação, essas pessoas cortam as garrafas para ajustar aos moldes da cara e pintam olhos, narizes, bocas e muito mais.
Certamente, essa é uma opção incrível para quem quer deixar um jardim ainda mais simpático.
Portanto, fazer vasinhos de garrafa pet exige apenas que você tenha uma boa ideia, faça os devidos recortes, considere alguns aspectos importantes e coloque a mão na massa.
De todo modo, jamais se esqueça de que as suas flores e plantas devem estar no topo das suas prioridades. Organize tudo com cuidado e o seu jardim vai ficar lindo.