Faça um vaso de bexiga seguindo o passo a passo e se inspire nos diferentes modelos de vasos decorativos que podem ser reproduzidos.
Com ele você pode renovar a decoração do seu lar e ainda pode ganhar dinheiro com a venda dessas peças.
Para uma melhor experiência, tente fazer os vasos com vários materiais para conhecer os diferentes efeitos. Fazendo você mesmo, a economia é muito grande.
Do ponto de vista criativo, na hora do acabamento, as cores, texturas e desenhos que serão feitos, ficam a seu critério. Então, veja a dicas de como fazer um vaso de bexiga e aproveite para acompanhar as ideias de como decorar.
Como fazer vaso de bexiga passo a passo
Para você que não aprendeu ainda a fazer os vasos, essa é a hora! Veja a lista de materiais necessários:
- Bexiga nº 7
- Rolo de papel (papel toalha)
- Fundo de papelão
- Pedaços de papel rasgados
- Rolo de fita adesiva
- Goma laca
- Tinta PVA
- Gesso e água
- Cola branca
Base do vaso
Cole o fundo de papelão no rolo de fita adesiva e prenda-o com fita adesiva.
Ponta de cima do vaso
Corte as pontas do rolo de papel (papel toalha) na diagonal, depois corte o meio e junte as partes, colocando fita adesiva para fixar. Reserve.
Montagem
Coloque uma fita adesiva na bexiga cheia, na parte onde dá o nó, e prenda com a fita a base do vaso nesse mesmo lugar. Pegue o rolo com as pontas cortadas na diagonal, coloque por cima da bexiga e prenda-o com fita adesiva.
Papietagem
Faça uma papietagem por todo o vaso, colando os pedaços de papel com cola branca, depois repita a operação.
Acabamento com gesso
Misture gesso com água, deixe a mistura aguada, e passe em toda a estrutura do vaso. Repita isso quantas vezes achar necessário, para o vaso engrossar. Para cada demão espere por sete minutos, entre uma e outra.
Por fim, molhe a mão na água e passe a mão no vaso, alisando o gesso para ficar mais fácil na hora de lixar a peça. Sendo assim, o vaso precisará secar por 24 horas antes de ser lixado.
Lixe para reparar as falhas e deixar o vaso bem mais liso. Estoure a bexiga na parte de dentro, dando um furo com uma tesoura ou uma faca.
Pintura do vaso
Pinte o vaso com tinta PVA para decorá-lo na cor que preferir. Passe a tinta em toda a parte de fora e, se quiser, use outra cor para pintar a parte de dentro.
A goma laca à base de água pode ser usada para acabamento. Passe a goma em todo o vaso, inclusive na parte de dentro, para dar o aspecto de porcelana e proteger a peça.
Veja agora o vídeo completo do passo a passo da Valdirene Oliveira:
Tipos e tamanhos dos vasos de bexiga
No passo a passo anterior, foi ensinado a confecção de um vaso de bexiga grande e moderno, aquele que serve para flores maiores e arranjos cheios.
Ainda existem outros dois tipos, o pequeno e o gigante, cada um precisa ser feito com a bexiga que corresponda ao tamanho desejado.
Os pequenos incrementam a decoração com sutilezas e o grande é um tamanho convencional para destacar a decoração.
Já o gigante é bem extravagante, a grande diferença é a maior quantidade de materiais usados e o impacto visual bem forte.
Como fazer um vaso de bexiga com cimento
O cimento será o material do seu vaso, a bexiga apenas dará o formato geral (como acontece em outros modelos).
Esse vaso é bem prático para ser feito, basta preparar o cimento, deixando ele mais amolecido antes de colocar na bexiga cheia. Experimente colocar duas bexigas uma dentro da outra.
Deixe para fora uma bexiga transparente, porque na hora de estourar a bexiga, a transparente pode ficar grudada no cimento, mas não vai interferir muito.
O vaso de cimento pode ser pintado e personalizado de acordo com o estilo pretendido para a decoração do espaço. Ele cru traz um efeito bem rústico e mais artesanal, o que cai muito bem em alguns estilos decorativos.
Em todo caso, o melhor é fazer esse tipo de vaso quando houver sobras de cimento, para reaproveitar e não descartar o material sem necessidade.
Acompanhe as dicas de como fazer um lindo vaso decorativo com bexiga e cimento branco no vídeo da Valdirene Oliveira:
Vaso de bexiga usando massa corrida
Sobras de massa corrida também podem ser reaproveitadas para fazer esses vasos, essa massa já é preparada para ser lixada e a lixa fortalece o aspecto liso da superfície.
Ao contrário do cimento, a massa corrida dará um efeito mais suave, mesmo sem pintura e acabamentos de coloração ou textura.
Ela adere à goma laca e tintas também, assim, você pode decorar o seu vaso de bexiga usando massa corrida como quiser.
Dica para fazer um vaso de bexiga com argamassa
A argamassa é maravilhosa para modelar, fazer mosaicos com pedras, e ainda é possível trazer outros elementos que deixam o seu vaso com cara de escultura.
Para modelar a argamassa na bexiga, mergulhe a toalha desejada na argamassa e coloque ela nesse suporte. Modele por cima, mantendo a forma circular.
Um molde simples é dobrar a toalha no decorrer da circunferência da bexiga cheia. Deixe secar muito bem e somente quando estiver pronto, use a tinta acrílica para pintar o seu vaso.
Crie o seu vaso feito com bexiga e barbante
O barbante é um material que pode ser enrolado ao redor da bexiga para construir a estrutura.
Enquanto enrola o barbante, vá passando a cola para deixar a estrutura firme, depois que a bexiga estourar. Esse material é mais usado nos tamanhos pequeno e grande, em vasos desse tipo.
Veja o vídeo da Ge Alvez até o final para descobrir todos os detalhes do passo a passo:
Vaso craquelado é uma boa opção para decorar
O efeito craquelado ou craquelê, é perfeito para uma decoração artística e criativa. Ele já é tendência no olhar de muitas paisagistas, mas nem todo mundo sabe como fazer.
Fazer um vaso de bexiga craquelado é apostar na praticidade da técnica somada à atratividade e interesse que será provocado nas pessoas ao redor.
Confira o tutorial do canal DIY Compartilhando Arte e tente fazer em casa:
15 ideias de vasos decorativos feitos com bexigas de festa
Confira mais opções de vasos decorados para se inspirar ainda mais!