A fita Washi Tape, conhecida como fita crepe japonesa, pode ser lisa ou estampada e serve para decorar múltiplas superfícies.
Quem gosta de seguir a linha do “DIY” (faça você mesmo), pode tentar fazer suas próprias fitas decorativas no estilo Washi Tape, com muita praticidade.
Por ela ser bastante versátil, você pode decorar agendas, cadernos, vasinhos de flores, capinhas de celulares, molduras, móveis antigos e muito mais.
Isso tudo sem contar que você pode usar a fita Washi Tape para decoração de parede e móveis. Ela adere em muitas superfícies e a cada dia que passa aparecem mais sugestões de trabalhos manuais na internet. É um grande sucesso!
O que é fita Washi Tape?
É uma fita adesiva e decorativa de origem japonesa, cuja palavra “washi” é referente ao nome do papel tradicional japonês (fino e delicado) usado na fita.
Hoje em dia ela pode ser feita com papel de arroz, fibras de bambu, cânhamo e trigo, sendo biodegradável e possuindo uma textura similar à fita crepe.
A cola dela, apesar de resistente, oferece mobilidade ao colocar a fita em diferentes superfícies, pois a fita pode ser desgrudada várias vezes sem rasgar ou soltar cola.
Ela também possui uma leve transparência que pode ser uma vantagem na hora de fazer sobreposições criativas. Sua largura padrão é de 1,5cm, mas pode ser ainda mais larga ou mais fina do que isso.
Em lojas de utensílios variados, de artesanatos, armarinhos ou papelarias, será possível encontrá-la por um custo médio de R$ 5,00 mas um rolinho pode chegar a custar R$ 30,00.
O preço varia de acordo com o padrão de desenho, a marca, a quantidade e os detalhes especiais, se houver.
Para que serve a fita Washi Tape?
As fitas Washi Tapes têm múltiplos usos e servem para decorar diversas superfícies. Ela é bem versátil porque adere ao vidro, ao papel, ao plástico, à madeira e cola bem até em paredes.
Com ela você pode criar uma composição substituta ao papel de parede, decorar objetos à sua maneira, personalizar embalagens, enfeitar cadernos, agendas e muito mais.
O maior trabalho é planejar o desenho e executar composições específicas para o resultado ficar conforme o desejado.
São tantas utilidades que, além de decorar, a fita pode servir como um item de organização, criando etiquetas para serem coladas em planners ou caixas, por exemplo.
As tendências mostram que a fita Washi Tape está, cada vez mais, colocando a criatividade a serviço da necessidade.
Tipos de fita Washi Tape mais usadas
A fita Washi Tape pode ser lisa ou estampada, pode ser feita por você ou comprada em lojas específicas, como armarinhos e papelarias, por exemplo.
Em todo caso, as fitas mais usadas são as que são feitas com papel de arroz, elas são mais fáceis de achar e possuem uma textura parecida com a fita crepe.
Entre várias opções que existem, todas acabam sendo bastante utilizadas porque tudo vai depender do tipo de composição que precisa ser feita em determinado objeto ou espaço.
Com isto, as fitas decorativas também podem ter uma estampa feita em tecido ou podem ser plásticas também.
A única precaução necessária ao comprar uma fita dessa é ter certeza de que se trata de uma Washi Tape verdadeira, pois existem muitos outros tipos de fitas decorativas.
A verdadeira Washi Tape possui uma cola ótima e tem facilidade de ser recolocada em diferentes superfícies, sem causar qualquer estrago.
Como fazer fita Washi Tape passo a passo
Para manter os rituais do “faça você mesmo”, a fita Washi Tape pode ser feita em casa para reaproveitar plásticos decorativos, papeis e/ou tecidos (estampados ou lisos).
Assim, você cria uma fita decorativa utilizando as cores e estampas que preferir e ainda promove a prática artesanal em todo o processo de composição.
Para começar, tenha em mãos os seguintes materiais:
- Tecido e/ou papel seda
- Tesoura
- Fita dupla face
- Rolo de papel higiênico com fita kraft ou rolo de fita adesiva
Passo 1
Comece cortando o comprimento da fita dupla face e cole apenas um lado dela no tecido ou no papel desejado.
O comprimento da fita, provavelmente, não vai caber na folha de tecido ou de papel em uma única vez. Então, depois de colar uma parte, recorte o material rente à fita e continue colando a fita e recortando, fazendo a emenda, até atingir o comprimento desejado.
Passo 2
Feito isto, enrole a fita em um rolo de fita adesiva para guardá-la. Caso não tenha esse rolo pronto, pegue o rolo de papel higiênico e corte no formato de um rolo de fita adesiva, depois cubra ele com fita kraft para dar firmeza.
Veja como esse passo a passo simples e divertido da Larissa Vale:
Como usar Washi Tape no dia a dia
Algumas sugestões aqui vão aflorar sua imaginação e, com certeza, você vai começar a ter ideias incríveis para começar a usar sua Washi Tape no dia a dia.
As Washi Tapes podem decorar desde objetos pequenos, como cadernos, vasinhos de flores e até móveis e paredes.
Para quem tem paciência e tempo livre, pode usar a fita para simular um lindo papel de parede e inovar na decoração de um cômodo.
Os móveis brancos também podem ser repaginados com essas fitas, que vão mudar o designer visual conforme suas preferências.
As fitas são colocadas em molduras de quadro, em rótulos de vasilhas e potes, em plaquinhas de madeira, velinhas baixas com alumínio em volta, entre outras peças.
Servem muito para organizar cadernos e agendas, caixas organizadoras e outros itens de uso pessoal, como canetas e borrachas.
Ela organiza porque é possível escrever por cima delas e ainda colocar cores ou estampas específicas para criar divisórias e etiquetas.
Dessa forma, qualquer pessoa pode usar a fita Washi Tape no dia a dia e provocar várias mudanças decorativas quando quiser.
Acompanhe logo abaixo as dicas de como usar a fita de um jeito simples e divertido.